Olá Mundo, bem-vindo a Abaetetuba

(Foto: Valceli Sampaio)

Histórico do Município
Abaetetuba, prospero município do estado do Pará, localizado a margem direita da foz do rio Tocantins, em frente a baia de Marapatá. Seu nome é uma palavra indígena (nheengatu) que pode ser traduzida por “terra de homens valentes” (ou ilustres), em Tupi “aba” é homem, “ete” significa verdadeiro, “tuba” quer dizes lugar de abundancia, a tradução ao pé da letra seria “lugar abundante de homens verdadeiros.
A padroeira do município é Nossa Senhora da Conceição, cuja festa, o povo participa ativamente no período de 28 de novembro a 8 de dezembro. A povoação do lugar teve inicio na Vila de Beja e os historiadores revelam que Francisco de Azevedo Monteiro foi o primeiro “civilizado” a morar em Abaetetuba por volta de 1745, que fugindo de um temporal, ali se abrigou com toda família.
Hoje o município de Abaetetuba é reconhecido em todo estado por seu aspecto cultural e artístico, que abrange a musica, literatura, teatro, danças folclóricas, artesanato destacando-se dentro deste o Brinquedo de Miriti, tradicional em todas as comemorações do Círio de Nazaré em Belém e reconhecido internacionalmente como uma das mais expressivas manifestações do artesanato brasileiro.