O FESTIVAL DO MIRITI

Foto: Divulgação

A árvore do Miriti (Mauritia L. Flexuosa) é uma planta comum em diversas regiões do Brasil, porém em Abaetetuba ela ganha uma importância maior por fazer parte da cultura do Município.

Sua relevância está presente na culinária, no artesanato que gera o brinquedo e diversos utensílios feitos pela tala do Miriti, entre outros usos que faz esta fruta ser parte integrante da cultura abaetetubense. Tanto sucesso e demanda resultou na criação de um festival anual onde pudesse ser reunida toda essa arte.

O Miritifest é um evento onde todos os artesãos têm a oportunidade de mostrar suas mais variadas produções realizadas durante o ano. Há brinquedos de todos os tipos, cores e tamanhos que embelezam o festival e que já fazem sucesso ao redor do mundo. Não é à toa que Abaetetuba é conhecida como a capital mundial do brinquedo de Miriti.

Além da forte cultura do artesanato, esta palmeira nos dá uma variedade de comidas típicas, onde este sabor exótico pode ser apreciado através do vinho que serve para preparar mingau, bolo, pudim, pizza, sorvete e uma infinidade de iguarias que podem ser preparadas, o ingrediente principal para isso é apenas um: a criatividade.

Neste ano de 2017, o Festival acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de Maio na Praça da Bandeira.