O CARNAVAL

(Foto: Leonora Lagos)

Em Abaetetuba o carnaval é uma festa que agrega a tradição dos blocos de sujos e micaretas, tornando-se, além de uma comemoração típica do estado, um grande atrativo que proporciona aos visitantes participar ativamente da festa desfrutando e conhecendo as belezas do lugar.

Nos últimos anos, Abaetetuba teve um crescimento expressivo na organização do carnaval, onde do ponto de vista turístico, está se tornando referência no Estado. A diversidade de atrações para o período é bem diversificada e são realizadas por iniciativas da própria população através dos blocos de micareta, que a cada ano trazem atrações nacionais e consolidam seus desfiles arrastando mais de 30 mil foliões na avenida, segundo estimativa da Polícia Militar, que faz o balanço após o encerramento do evento.

Podemos citar alguns blocos de empolgação como: o “Kanto Nu Xadrez”, conhecido como “O Canto do Basa, onde os brincantes saem sem cuecas e pintados de tinta; o bloco “Fofó das Virgens”, onde os homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homem; e blocos de micareta como: Hyabadabadoo, Kamaka, Me Namora, Sou de Equipe, Rock das Equipes, Leão na Folia (para os torcedores do Remo) e Payxão Bicolor (para os torcedores do Paysandu), entre outros. O evento conta ainda com o bloco mirim ”Dente de Leite” e também com os divertidos e variados blocos de famílias.

Além disso, para atrair anda mais turistas na cidade, o carnaval de Abaetetuba conta com uma amplitude de escolhas para gerações distintas de foliões que não precisam escolher um bloco especifico na avenida do carnaval, podendo participar de diversas formas de brincadeiras sem precisar aderir aos tradicionais “abadás” que os mesmos oferecem, são as conhecidas e tradicionais “pipocas”. Venha e desfrute desta festa que foi feita pensando em você que é o nosso convidado especial.