BEJA VERÃO 2017

Todos os candidatos em ensaio fotográfico para o desfile temático deste ano.

A Prefeitura Municipal de Abaetetuba juntamente com o Departamento de Turismo (ABAETUR) traz esse ano como tema do Miss & Mister Verão 2017 “O Monte Olimpo da Grécia Antiga”.

Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.

Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.

Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.

De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traição e violência, também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes, e desta união de deuses e mortais surgiam os “heróis”.

Continue lendo “BEJA VERÃO 2017”

QUADRA JUNINA 2017

O concurso de Miss é um dos dias mais esperados da Quadra. Suely Cardoso foi uma das concorrentes e vencedoras da 3ª noite do Festival.
O festival ainda conta com concurso de Miss Junina Gay.
Uma das candidatas ao concurso do Miss Caipira Gay deste ano, Christine Fortuna.

A Quadra Junina de Abaetetuba é um dos eventos mais esperados do ano. É um festival que acontece em Junho dentro de uma semana onde acontecem disputas desde Misses e Quadrilhas Mirins nas primeiras noites do evento até os concursos de Quadrilhas Tradicionais que encerram as noites da quadra de espetáculos.

Anualmente o concurso vem crescendo e tomando uma proporção incrivelmente sofisticada, onde as misses procuram dar o melhor de si nas coreografias e nos seus trajes juninos ricos em criatividade e elegância.

As quadrilhas, ao passarem para a etapa final do concurso, apostam em um triunfo para diferenciar do que foi apresentado nas eliminatórias e com isso encantam platéia e jurados.

Neste ano de 2017, a grande novidade foi a transmissão Ao Vivo de todo o evento através de um canal no YouTube. E para quem não conseguiu apreciar as noites de nosso São João, disponibilizaremos o link no final desta matéria onde será possível ter acesso a todas as noites de espetáculo.

Assista a Quadra junina 2017   Ao vivo pelo canal. Do YouTube

O FESTIVAL DO MIRITI

Foto: Divulgação

A árvore do Miriti (Mauritia L. Flexuosa) é uma planta comum em diversas regiões do Brasil, porém em Abaetetuba ela ganha uma importância maior por fazer parte da cultura do Município.

Sua relevância está presente na culinária, no artesanato que gera o brinquedo e diversos utensílios feitos pela tala do Miriti, entre outros usos que faz esta fruta ser parte integrante da cultura abaetetubense. Tanto sucesso e demanda resultou na criação de um festival anual onde pudesse ser reunida toda essa arte.

Continue lendo “O FESTIVAL DO MIRITI”

Olá Mundo, bem-vindo a Abaetetuba

(Foto: Valceli Sampaio)

Histórico do Município