BEJA VERÃO 2017

Todos os candidatos em ensaio fotográfico para o desfile temático deste ano.

A Prefeitura Municipal de Abaetetuba juntamente com o Departamento de Turismo (ABAETUR) traz esse ano como tema do Miss & Mister Verão 2017 “O Monte Olimpo da Grécia Antiga”.

Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.

Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.

Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.

De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traição e violência, também eram características encontradas no Olimpo. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes, e desta união de deuses e mortais surgiam os “heróis”.

Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.

Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga são (em ordem alfabética):

AFRODITE (Representada por ADRIANNY MALLÚ)

Adrianny Mallú

O nome da deusa do amor significa “nascida da espuma”, porque diziam que ela havia surgido do mar. Afrodite é a mais bela das deusas. Apesar de ser esposa de Hefesto, teve vários casos – com deuses como Ares e Hermes e também com mortais.

APOLO (Representado por CRISTIAN SILVA)

Cristian Silva

O deus da luz (representada pelo Sol), das artes, da medicina e da música é filho de Zeus com uma titã, Leto. Na juventude, era vingativo, mas depois se tornou um deus mais calmo, usando os poderes para cura, música e previsões do futuro.

ÁRTEMIS (Representada por EDRIANE BITENCOURT)

Edriane Bitencourt Rodrigues

Irmã gêmea de Apolo, é a deusa da caça, representada por uma mulher com um arco – contraditoriamente, também é a protetora dos animais… Ártemis é uma deusa casta (virgem), que fica furiosa quando se sente ameaçada.

ATENA (Representada por ANDREZA OLIVA)

Andreza Oliva

É a deusa da sabedoria e filha de Zeus com a primeira mulher dele, Métis. Seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja. Habilidosa e especialista nas artes e na guerra, Atena carrega uma lança e um escudo chamado Égide.

DIONÍSIO (Representado por ARIVALDO PANTOJA)

Arivaldo Pantoja

É o deus grego do vinho. Era filho de Zeus e Semele, e segundo a mitologia grega, foi educado por Mercúrio no jardim de Nysa, onde estava localizado o Monte Meru.

HÉRCULES (Representado por ISO ROBERTO)

Iso Roberto Silva

Hércules ou Héracles, o maior de todos os heróis gregos, era filho de Zeus e Alcmena. Ainda recém-nascido, Hércules rapidamente revelou seu potencial heroico. Ainda no berço ele estrangulou duas serpentes que a ciumenta Hera, esposa de Zeus, mandou para ataca-lo. E ainda menino, ele matou um leão selvagem no Monte Citerón. Na vida adulta, as aventuras de Hércules foram maiores e mais espetaculares do que as de qualquer outro herói.

HERMES (Representado por CHRISTIAN MENEZES)

Christian Menezes

Filho de Zeus com a deusa Maia, o mensageiro dos deuses é o protetor de viajantes e mercadores. Representado como um homem de sandálias com asas, Hermes tinha um lado obscuro: às vezes trazia mentiras e falsas histórias.

HÉSTIA (Representada por ANDRÉIA PANTOJA)

Andréia Pantoja

Héstia é a deusa sagrada do fogo na mitologia grega. É a primeira filha de Rhea e Cronus, mas foi engolida pelo seu pai ao nascer. Foi considerada a deusa mais doce de todas e a ela é atribuída a arte de construir casas. O fogo de Héstia simbolizava a vida e a cidade. Também representava o fogo do sacrifício.

PERSÉFONE (Representada por LORRENE RÚBIA)

Lorrene Pinheiro

Na mitologia grega, é a deusa das ervas, flores, frutos e perfumes. É filha de Zeus e sua irmã Deméter, a deusa da agricultura e estações do ano; tendo nascido após o casamento de seu pai com Métis e antes do casamento com Hera.

PERSEU (Representado por JEFFERSON VILHENA)

Jefferson Vilhena

Na mitologia grega, Perseu é o nome de um herói semideus (filho de Zeus e Danae), conhecido por ser o fundador da cidade de Micenas e por ser irmão do famoso Hércules. Seu principal feito foi ter decapitado a Medusa, que era uma
linda mulher, porém com cobras na cabeça em lugar dos cabelos e dotada de poderes mágicos extraordinários.

POSÊIDON (Representado por ROGÉRIO SILVA)

Rogério Silva

O irmão mais velho de Zeus e Hades é o deus do mar. Com um movimento de seu tridente, causa tempestades e terremotos – e sua fúria é famosa entre os deuses! Posêidon vive procurando aumentar seus domínios em diferentes áreas da Grécia.

O desfile do Miss e Mister Verão este ano foi inspirado na Mitologia Grega e cada um dos candidatos representará os mais importantes deuses do Olimpo, trazendo suas características na vestimenta representada na túnica e nos acessórios. Com direção artística de Rubens Ferreira, apresentamos à Vila de Beja “O Monte Olimpo da Grécia Antiga”.